SAS Brasil: Sertões 2019

 Saúde e Alegria no Sertões - uma organização que leva medicina especializada a lugares de difícil acesso.

Conheça o trabalho do SAS Brasil pela expedição que atravessou o país com o Rally dos Sertões em 2019.

 

Palhaço Dr. Lunático promovendo a alegria.

A Expedição de 2019

Em 2013, oito voluntários embarcaram na expedição de estreia do SAS Brasil, em que a organização acompanhou o Rally dos Sertões para fazer trabalho social pela primeira vez. Seis anos depois, a parceria continuou e a equipe aumentou para além de dez vezes: noventa e dois voluntários impactaram mais de treze mil pessoas e realizaram 2770 atendimentos médicos em onze dias, totalizando quase dois mil procedimentos e cirurgias.

 

O SAS Brasil percorre o país para oferecer medicina especializada, menos acessível em regiões afastadas das grandes cidades. Em 2019, foram contempladas as áreas da odontologia, oftalmologia, ginecologia, dermatologia e otorrino - cada uma com o seu projeto independente. Partindo de Campo Grande (MS), os competidores do Rally e voluntários do SAS viajaram por terra até, enfim, desembocar no litoral cearense, em Aquiraz.

A programação das ações sociais do SAS Brasil costuma ser bastante intensa. Junto aos atendimentos médicos são oferecidas desde brincadeiras e aulas para crianças a atividades que discutem abuso e violência doméstica com adultos, além de plantio de árvores e atendimentos veterinários. Isso só é possível com uma infraestrutura itinerante e com a parceria estabelecida junto aos agentes de saúde locais, contato que costuma ser iniciado com meses de antecedência.

 

Atendimento do projeto Ver Magia (oftalmopediatria).

 

Imagens: Atendimentos do projeto Sorrisaria (odontopediatria).

 

Brincadeiras em meio à ação na aldeia urbana Darcy Ribeiro, em Campo Grande (MS).